ANJO FERIDO

 

 O dia brota no horizonte, hora de ir para escola, toda faceira Angel se banha e se penteia,  segue seu caminho, pisando a terra vermelha fria e molhada pelo orvalho da madrugada.

E dia de feira a vontade aguça ao atravessar entre saborosas frutas, seu olhar ativo a procurar pelo chão e logo encontra uma manga a devora sem pensar como iria ficar depois de tal ação, Se junta ao seu cachorrinho a comer migalhas do chão.

-Sua mãe nem imaginava tal coisa. Pois só trabalhava! Para não lhe faltar o pão e o leite a ela e os seus irmão, seu pai havia feito uma viagem sem volta...

- Pelo caminho Angel murmura ainda sentindo o sabor da fruta em seus lábios rosados... minha preferida? E toda lambuzada! Sujou ate seu jalequinho branco, nada pudera fazer e continuo o seu caminho, ao entrar na sala de aula foi olhada por todos com nojo, e muito preconceito, sua professora muito brava disse?

Angel por onde andou menina! Esta toda suja parece que se lambuzou com ovo, e não lavou o rosto.

-Foi logo dizendo já para diretoria, a diretora vai-te por em seu lugar menina, a pegou estupidamente pelo braço e arrastou ate à diretora.

Humilhada diante de todos? E como sempre! Engolia suas cálidas lágrima.

-Agora diante da diretora? Por consciência da vida, era sua madrinha! Dona Maria Sabina. Olhou decepcionada e falou brava, já para casa tomar um banho menina.

Levou Angel , arrastando mais uma vez com estupidez, foi para cantina onde se encontrava sua mãe fazendo a merenda da escola, Angel corre chorando e à abraça sua mãe, sentindo-se protegida.

Que sem pestanejar dona Candinha a protege entre seus braços, humilhada pela comadre nada respondeu, pois trabalhava na escola por graças da comadre Sabina , que muito o admirava por ser tão forte e batalhadora, muitas vezes a explorava.

Dona Candinha , olha para a pequena Angel em silencio absoluto, era ela a que mais admirava, por estar sempre limpinha e muito bem penteada e sem ajuda de ninguém, em nada ela dava trabalho, acalentou em seus braços ate que parasse de soluçar, e nada a perguntou.

 

-Angel é uma menina sonhadora tudo admira em detalhes em sua volta, principalmente a natureza que te tira da realidade, pelos caminhos da escola , para brincar e tira os sapatos que acaba esquecendo pelo caminho, e a mãe nem sempre lhe pode dar outro.

Chora para ir à escola, e a mãe o obriga que vá descalça humilhada pelas amiguinhas, muitas vezes chega mai s cedo, para chegar primeiro e fica com os pezinhos descalça escondido embaixo da carteira. E acaba ate repetindo o ano. Traumatizada com tanta pobreza.

Ao sair da escola fica junto com a mãe no serviço, sempre sozinha não tem amiguinhas, sentada à beira da porta, calada com um olhar triste, como sempre fica a olhar para o céu, como se lá resolvesse todos os seus problemas, ficava horas com olhar parado, que a incomodava sua mãe.

 

-Dona Candinha senta ao seu lado e pergunta?Minha filha o que olha tanto para o céu!

Responde Angel !A mamãe queria tanto ser um pássaro, e voar entre aquelas nuvens brancas e brincar com aquelas bonecas gigante, correr com os carneirinhos, mamãe olhe também para o céu e verá como ele e lindo, olho com toda intensidade da minha alma, procuro no mais profundo infinito do meu coração, para ver se vejo meu paizinho...

-Ele esta lá? Não esta mamãe! Porque a senhora disse que ele foi para no céu.

Mamãe... Porque também não vamos morar lá, nos iríamos ser mais feliz, ficaríamos todos juntinhos e eu iria ter meu pai de novo juntinho com você mãezinha.

-AH! Também estaríamos perto de Deus, ele não e dono de tudo, lá nós seriamos igual a todos.

-As nuvens parecem tão pertinho aos olhos daquela criança, que ela ate erguia os bracinhos como se pudesse pegar. E ali ela ficava ate a falar sozinha.

Encantada com aquele lindo painel na imensidão do universo azul, ela recria sua vida.

 

-Então Candinha se levanta com lagrimas no olhar, e deixa a menina sonhando. E nada responde... Fica sem palavras diante daquele pequeno anjo tão ferido.

Angel se envolve completamente com a natureza, e quando o tempo se forma para chuva, o vento sopra formando grandes nuvens escuras, seus olhos brilham!E diz lá vem tempestade.

Sua alma voa na velocidade do vento, Seu sorriso e lindo desabrocham com a tempestade,

Seu coração bate descompassado.

-Angel tira a roupinha, fica só de calcinha, corre contra o vento, com os braços abertos parecendo anunciar a tempestade que esta chegando,ela é tão magrinha e levada pelo o vento e cai em gargalhadas a brincar com a natureza, rola na enxurrada, como se estivesse em uma cachoeira avermelhada ,as ruas sem asfalto tudo acaba em lama, quando a chuva vai cessando ela fica toda molhada, mais quando o vento para perde a graça .E Deus Angel e a natureza em plena harmonia, Angel perde a identidade e nem sente que esta molhada, toda suja de vermelho , só vê os olhinhos, mais parece uma indiazinha..

-Sua mãe da plena liberdade aquele pequeno anjo, depois a espera com uma bacia de água morna, e banha a pequeno Angel e o acolhe em seus braços, para não ficar resfriada. E olha admirada. E murmura, ela parece um anjo em pleno vôo.

-Angel fica ali quietinha e triste ate que a terra seca, e o sol aparece novamente, vai para beira da porta e senta. Seus olhos brilham, mais uma vez delira em sonhos...

-Seu mundo vira pura poesia, seus bracinhos criam asas, seus olhos ficam avermelhados como olhos de uma águia, Angel vive intensamente através de seus vôos rasantes, seus olhos alcançam as nuvens.

E uma menina realmente diferente, tinha algo ali que a mãe não entendia e pela sua ignorância, fazia achar ela tão especial, principalmente por ser tão calada e quietinha...

Angel era apenas uma menina que sofria de depressão... Buscava no céu o seu mundo imaginário, onde buscava incansavelmente sua felicidade.

 

Eliza Gregio

Visitas: 450

Comentar

¡Necesitas ser un miembro de Creatividad Internacional para añadir comentarios!

Participar en Creatividad Internacional

Libros – Editores

Creatividad Internacional’, es una red abierta, sin fines de lucro, donde no se tiene que registrar para ver su información y colaboraciones, hay +6,000 Foros de Discusiones sobre grandes escritores y cineastas; actualización diaria de noticias literarias y cinematográficas y +18,000 blogs con creaciones literarias de gran talento. 

Un espacio para exponer creaciones y opiniones a críticos, editores y productores, ya por 15 años de fundada. Los invitamos a participar.

Ismael Lorenzo, Director, Creatividad Internacional

Robert Allen Goodrich, Subdirector

Liss Rivas Clisson,  Subdirectora

Alina Galliano R.I.P.

Jorge Dominguez, Carlos Rubio, Oscar Martínez Molina,  Eduardo Casanova

Consejo Editorial

____________

PROGRAMACIÓN RADIAL DE 'CREATIVIDAD INTERNACIONAL'

ENTREVISTAS, CINE Y LIBROS,  CONVERSATORIOS  

730 Programas radiales, +85,500 visualizaciones en Youtube, Pags en FB, Twitter y en Instagram. 

___________

Creatividad Internacional' no se hace responsable por los contenidos y opiniones publicados por sus miembros. 

Somos una entidad sin fines de lucro. 

___________

La niña del zapato roto, de Griselda Roja

La niña del zapato roto

___________

El silencio de los 12

Ismael Lorenzo

'El silencio de los 12', narra las historias, en sus propias voces, de mujeres agredidas sexualmente, sus consecuencias y secuelas de estos abusos. Desde el Líbano hasta España, desde Francia hasta Italia

El silencio de los 12

Nueva edición revisada

__________

'Matías Pérez baila la Macarena

Ismael Lorenzo

La Pentalogía de los 'Matías Pérez', iniciada  hace un par de décadas: 'Matías Pérez entre los locos', 'Matías Pérez regresa a casa', 'Matías Pérez en los días de invierno', 'Matías Pérez de viaje por el Caribe', y 'Matías Pérez baila la Macarena'.  Disponibles en las Amazon.

MATIAS PEREZ BAILA LA MACARENA

____________

Amigos en Tiempos Difíciles'

Ismael Lorenzo

En este libro recién publicado 'Amigos en Tiempos Difíciles', Ismael Lorenzo describe las vicisitudes y pérdidas sufridas por la estafa que condujo a una orden judicial de desalojo y como muchos volvieron la espalda pero aparecieron otros

AMIGOS EN TIEMPOS DIFICILES

__________

PREMIO LITERARIO 'REINALDO ARENAS, DE CREATIVIDAD INTERNACIONAL 2023'

En el 2023, su 9va versión, el ganador ha sido Carlos Fidel Borjas.

_________

Libros de Ismael Lorenzo

_________

Ismael Lorenzo

‘Años de sobrevivencia’, es la continuación de las memorias comenzadas en ‘Una historia que no tiene fin', y donde se agregan relatos relacionados a su vida de escritor y a su obra 

Años de sobrevivencia

__________

Madame Carranza

Renée Pietracconi

La novela basada en hechos reales relatados por Josefina, tía abuela de Renée y añadiendo un poco de ficción para atraparnos en historias dentro de historia

Madame Carranza

_________

Casa Azul Ediciones

Súmate a la campana de promoción a la lectura 

TE INVITO A LEER 

Email: casazulediciones@gmail.com

'Creatividad Internacional', red de Literatura y Cine, un espacio para exponer creaciones y opiniones a críticos, editores y productores.

© 2024   Creado por Creatividad Internacional.   Tecnología de

Emblemas  |  Reportar un problema  |  Términos de servicio

VISITAS DESDE MARZO 5/09: